Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Paraequologia promovido pelo Regimento da Polícia Montada do Paraná em parceria com o CREFITO-8 e a UNIBRASIL

Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 20h16 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 14h45

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem transdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação na busca pelo desenvolvimento biopsicossocial, mais frequentemente, de pessoas com deficiência. Tal recurso terapêutico é reconhecido pelo COFFITO desde 2008, como prática integrativa e complementar da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional que deve ser utilizado com base no diagnóstico cinesiológico-funcional e de acordo com os objetivos terapêuticos específicos das áreas de atuação destes profissionais.
É neste contexto que o CREFITO-8 foi convidado pelo Regimento da Polícia Montada de Curitiba para dar suporte técnico nas questões relacionadas ao curso de PARAEQUOLOGIA promovido pelo Regimento.

 

Apresentação da equipe do Regimento de Polícia Montada, instrutores das aulas práticas do curso de Paraequologia.

O curso de 40hs / aula, é ministrado durante cinco dias em período integral, tem como público-alvo profissionais das áreas de saúde e educação e proporciona o aprendizado teórico e prático de atividades que estimulem coordenação, equilíbrio, movimentos dissociados de tronco e membros, ritmo, consciência corporal, postural e espacial, desenvolvidas a partir da criação de uma relação de autoconfiança entre paciente/cliente/usuário e o cavalo. Esta capacitação realizada na unidade do Regimento da Policia Montada de Curitiba, também, aborda técnicas que minimizam efeitos de reflexos tônicos patológicos, por exemplo, por meio de estímulos que visam à modulação do tônus, posturas-chave, ajustes musculares e simetria postural as quais facilitam a harmonia dos movimentos do paciente/cliente/usuário sobre o cavalo. 

 

Material teórico distribuído gratuitamente aos alunos do curso Paraequologia.

Os participantes são orientados a trabalhar com ritmos variados da andadura do animal e seu percurso, adaptando o arreamento (ajustes de acessórios da cela no cavalo) sempre que necessário, entre outros conceitos, levando em consideração à condição de saúde e funcionalidade do indivíduo.

O tenente coronel Elias Ariel de Souza na sala de comando do Regimento de Polícia Montada, 
a unidade mais antiga de Curitiba.

Segundo o tenente coronel Elias Ariel de Souza, comandante do Regimento da Polícia Montada de Curitiba, o curso foi, minuciosamente, planejado e estudado durante oito meses pela equipe do Regimento em parceria com o CREFITO-8 e com a Instituição de Ensino Superior Unibrasil.  Essa iniciativa da polícia montada com as parcerias estabelecidas, possibilitarão levar a Equoterapia como recurso terapêutico as regiões do Paraná, possibilitando o acesso da população a esse recurso fisioterapêutico.

Dr. Abdo Zeghbi, Presidente do CREFITO-8

De acordo com o Presidente do CRETITO-8, Dr. Abdo Zeghbi, o curso é uma oportunidade de capacitação para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais com um recurso terapêutico que apresenta resultados evidentes na recuperação funcional. Este curso foi planejado também para atender as necessidades de capacitação de profissionais atuantes nas prefeituras e Apaes do Paraná, para oferecer este serviço com qualidade a quem precisa.
Certamente teremos mais fisioterapeutas, após a capacitação, atuando nesta área. O CREFITO-8 desenvolveu uma câmara técnica para dar suporte à formação e acreditamos que em pouco tempo o Estado do Paraná se transformará em um polo de desenvolvimento da Equoterapia no Brasil.


Informações sobre inscrição: O curso é ministrado em período integral das 7h30 às 17h30, com aulas práticas e teóricas. As atividades acontecem nas dependências da Polícia Militar Montada Coronel Dulcídio, na Rua Konrad Adenauer, 1166, bairro Tarumã, Curitiba.
Fone: (41) 3315-2770
e-mail: rpmon-p5@pm.pr.gov.br

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página