Destaque
A VERDADE SOBRE A PRÁTICA DA ACUPUNTURA

O CREFITO-8 esclarece que os profissionais da Fisioterapia não devem se preocupar com publicações falsas sobre a lei.  Não é novidade que as “Fake News” já fazem parte das redes sociais e geram muita confusão e dúvidas por conta da falta de qualidade das fontes, ou seja, a origem da notícia não verdadeira que acaba prejudicando os fisioterapeutas que exercem a acupuntura e seus pacientes. Os fisioterapeutas são formados por cursos presenciais e de nível superior e reconhecidos pelo MEC.  No Brasil, é livre o exercício da acupuntura pelo fisioterapeuta bem como por qualquer profissional da área da saúde.  Portanto, não há LEI sobre o exercício da acupuntura aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República.

Em nenhum momento a decisão do Supremo Tribunal Federal foi proibitiva ao exercício da acupuntura pelos profissionais da fisioterapia ou por qualquer outro profissional da saúde.  A acupuntura é aceita e considerada pelo Ministério da Saúde como prática integrativa e complementar no Sistema Único de Saúde e recomendada em caráter multiprofissional para as categorias presentes no sistema (Portaria MS 917/2006).
O CREFITO-8 continua atento às demandas sobre o tema da acupuntura e outros que ameaçam a autonomia dos fisioterapeutas do Estado do Paraná e não permite que  interesses diferentes do bem público interfiram no direito do cidadão em ter uma assistência digna, ética e resolutiva.
AULAS PRÁTICAS E CONTATO COM PACIENTES SÃO ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

O CREFITO-8 defende uma formação acadêmica consistente para uma prestação de serviços segura, ética e resolutiva para a população do Estado do Paraná.
Foto Dr. Abdo

O Presidente do CREFITO-8, Dr. Abdo Zeghbi,  explica que as entidades representativas dos fisioterapeutas são contrárias ao EAD, porque os cursos de Fisioterapia necessitam de atividades práticas durante toda a graduação, ainda que a disciplina possua uma carga horaria teórica relevante.  As disciplinas aplicadas não dispensam a carga horaria prática. O Presidente faz questão de reafirmar que os projetos pedagógicos dos cursos de Fisioterapia incluem disciplinas teórico-práticas, práticas assistidas e estágios supervisionados, para que o futuro profissional possa vivenciar as várias áreas de atuação, contextos e níveis de complexidade que o EAD não proporciona.  Isso pode comprometer a qualificação do futuro profissional e elevando seriamente o risco da prestação de serviços à população.
CREFITO-8 DEFENDE O RETORNO DO SIMPLES NACIONAL PARA FISIOTERAPEUTAS

O atual Simples afeta a Fisioterapia.  De acordo com a Lei Complementar 155/2016, que passou a vigorar plenamente em janeiro deste ano, a tributação das atividades de serviços dos profissionais da Fisioterapia dependerá do fator R, que é calculado a partir da folha de salários dos 12 meses anteriores ao período de apuração.  Até o final de 2017, a tributação das empresas prestadoras de serviços de Fisioterapia ocorria com base no Anexo 3.  Com a mudança, levando-se em conta o Fator R, a tributação da Fisioterapia será feita conforme o Anexo 5, o que provoca um AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA.  

Na defesa dos fisioterapeutas do Estado do Paraná e para reverter as mudanças e seus resultados, o CREFITO-8 se mantém presente nas reuniões com os deputados federais e adota medidas jurídicas para defender os prestadores de serviços por conta das mudanças no Simples Nacional.
GRUPO DE TRABALHO DA  CIF ELABORA AÇÕES PARA 2018

No dia 24 de fevereiro, em reunião na sede do CREFITO-8, em Curitiba, estiveram presentes para o planejamento do GT da CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, os fisioterapeutas Nas fotos da direita para a esquerda: Dr. Cleverson Fragoso (Conselheiro do CREFITO-8), Dr. Eduardo Santana, Dra. Claudia Schneck e o Terapeuta Ocupacional Dr. Renato Nickel (Diretor Tesoureiro do CREFITO-8), em reunião na manhã de sábado. E na tarde de sábado, o GT da CIF em reunião com o  Dr. Eduardo Santana, Dra. Rafaella Stradiotto Bernardelli (Comissão Científica do CREFITO-8) e Dra. Claudia Schneck.
CONSELHEIRA E COORDENADORA DO DEFIS DO CREFITO-8  É PALESTRANTE NO SEFIT

A Dra. Naudimar Di Pietro Simões ministrou palestra na empresa de Fisioterapia Laboral (SEFIT) sobre a valorização dos profissionais da fisioterapia e da importância do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região, do Estado do Paraná, sobre as atribuições de atuação do Conselho como fiscalizar, garantir e conquistar direitos, zelar pela qualidade dos serviços e procedimentos técnico-científicos, éticos e sociais e no cumprimento das normas (Leis e Resoluções) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Na foto: Dra. Naudimar Di Pietro Simões (Conselheira e Coordenadora do Defis do CREFITO-8 e Dr. Alisson Klein, sócio-proprietário do SEFIT).
PRESIDENTE DO CREFITO-8, DR. ABDO ZEGHBI SE REÚNE COM A CÂMARA TÉCNICA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO E DA PERÍCIA DO TRABALHO

O Presidente do CREFITO-8, Dr. Abdo Zeghbi, recebeu os integrantes da Câmara Técnica da Fisioterapia do Trabalho e da Perícia do Trabaho, no dia 8 de fevereiro, de 2018.   Esta Câmara Técnica é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de divulgação da atuação profissional do fisioterapeuta do trabalho e do fisioterapeuta em perícias.

Na foto da esquerda para direita: Dr. Alison Alfred Klein, Dr. Ronnie Kohler (assessor jurídico do CREFITO-8), Dra. Lucy Mara Baú, Dr. Abdo Zeghbi (Presidente do CREFITO-8) e o Dr. Lucas Hilgemberg.
ESPRO CREFITO-8, O ESPAÇO DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA E TERAPEUTA OCUPACIONAL ESTÁ QUASE PRONTO

O CREFITO-8 desenvolveu o projeto do ESPRO CREFITO-8 para assegurar aos profissionais paranaenses um ambiente adequado e em condições de realizar câmaras técnicas, encontros entre comissões de especialistas, audiências públicas, eventos de parâmetros técnicos e fiscalizatórios nas áreas de atuação e das prerrogativas da profissão e dos profissionais.

O ESPRO CREFITO-8 é o mais novo espaço construído para os profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional.  Acompanhe a conclusão do edifício que irá acolher o Espaço Profissional do CREFITO-8 (ESPRO) no link com fotos da obra.
REPRESENTANTES DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ELABORAM CRONOGRAMA DE TREINAMENTOS

No dia 15 de fevereiro de 2018, estiveram reunidos na sede do CREFITO-8, em Curitiba, os representantes da Rede da Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, para elaborar cronograma de treinamento aos fisioterapeutas que será realizado em diversas Regionais de Saúde do Paraná.

Na foto da esquerda para direita: Dr. Gustavo Rezende, Dr. Bruno Aldenucci,
Dr. Juan Ricardo Sierra, Dr. Eduardo Dutra e Dr. Cássio Preis.

 
CAFITO – COMISSÃO ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL PLANEJA AÇÕES PARA 2018.

A CAFITO foi fundada pelo CREFITO-8 em 2012 com o objetivo de inserir os acadêmicos da Regional Paraná, para organizar e promover ações técnicas culturais e sociais e contribuir para a formação do estudante de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.  Participam da Comissão 31 Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná.  Entre as principais ações promovidas estão a organização de eventos, intercâmbio esportivo entre estudantes, trote solidário e a união dos acadêmicos para o fortalecimento das profissões.

Na foto da esquerda para a direita: A fisioterapeuta Dra. Alini Ploszaj (Comissão da CAFITO), 
As acadêmicas de Fisioterapia Luiza Amaral Martins e Luana Emer, a terapeuta ocupacional, Dra. Fernanda Alonso (Comissão da CAFITO) e o acadêmico de Terapia Ocupacional Gustavo Solano.
SAIBA TUDO O QUE O SISTEMA COFFITO/CREFITO FAZ PELO FISIOTERAPEUTA

Você sabe mesmo o que o Conselho faz pelo profissional?
Reconhece especialidades;
Delimita áreas de atuação;
Normatiza metodologias técnicas com parâmetros assistenciais e éticos;
Representa você e sua profissão no Serviço Público (Prefeitura, Estado, União) representando a atividade profissional, visando maior inserção com cargos e concursos;
DEFENDE 30 HORAS DE JORNADA DE TRABALHO;
Atua na defesa do cumprimento das normativas relacionadas à prática profissional;
Atua na defesa do cumprimento dos 3 turnos na UTI e da presença do especialista;
Fiscaliza o exercício garantindo a presença do profissional em clínicas, hospitais e com técnicas, métodos e especialidades próprias;
Defende a sociedade em relação a prestação de serviços éticos e de qualidade;
Cria e fiscaliza o referencial de procedimentos dos profissionais;
Propõe e acompanha Projetos de Lei no Congresso que digam a respeito da profissão;
Garante as prerrogativas profissionais.

SAIBA O QUE O CONSELHO NÃO FAZ PELO PROFISSIONAL

Estabelecer piso salarial o que compete ao Sindicato;
Negociar valores (ainda assim, o Conselho tem participado de negociações com a APFisio e FENAFISIO com as Operadoras de Planos de Saúde, colocando o Referencial de Procedimentos mínimos fisioterapêuticos, assim como os Parâmetros Assistenciais.

CONTATOS:
SINDICATO DOS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO PARANÁ – SINFITO
Fone: 41 3027-2066
Email: sinfito@sinfito.org.br

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA – APFISIO
Email: apfisio@apfisio.org,  presidente@apfisio.org
Acompanhe o processo Eleitoral do CREFITO-8, Gestão 2018-2022

Acesse
Acompanhe no nosso site todos os eventos da Fisioterapia

Acesse
CREFITO-8 agora está no Instagram

Siga a gente em mais essa novidade!

@crefito8fisioterapia
CLASSIFICADOS

Os anúncios estão disponíveis no site do CREFITO-8 e passam por uma verificação de regularidade formal quanto ao preenchimento de requisitos internos de divulgação.
Confira o check list para que o seu anúncio seja publicado!
http://crefito8.org.br/class/

São vários canais de comunicação à sua disposição!
Denuncie irregularidades no exercício da Fisioterapia e da Terapia ocupacional.

Formas de denunciar:- Online (sem valor legal) - acesse aqui​ - Correio / pessoalmente (denúncia formal, com valor legal se feita com a identificação e assinatura do remetente) - acesse aqui​ para imprimir o formulário​.

Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse este link.
VW