Destaque
CURSO DE PARAEQUOLOGIA PROMOVIDO PELO REGIMENTO DA POLÍCIA MONTADA DO PARANÁ EM PARCERIA COM  O CREFITO-8 E A UNIBRASIL

Foto: Apresentação da equipe do Regimento de Polícia Montada, instrutores das aulas práticas do curso de Paraequologia.

O curso de 40hs / aula, é ministrado durante cinco dias em período integral, tem como público-alvo profissionais das áreas de saúde e educação e proporciona o aprendizado teórico e prático de atividades que estimulem coordenação, equilíbrio, movimentos dissociados de tronco e membros, ritmo, consciência corporal, postural e espacial, desenvolvidas a partir da criação de uma relação de autoconfiança entre paciente/cliente/usuário e o cavalo. Esta capacitação realizada na unidade do Regimento da Policia Montada de Curitiba, também, aborda técnicas que minimizam efeitos de reflexos tônicos patológicos, por exemplo, por meio de estímulos que visam à modulação do tônus, posturas-chave, ajustes musculares e simetria postural as quais facilitam a harmonia dos movimentos do paciente/cliente/usuário sobre o cavalo.
Foto: Material teórico distribuído gratuitamente aos alunos do curso Paraequologia.

Os participantes são orientados a trabalhar com ritmos variados da andadura do animal e seu percurso, adaptando o arreamento (ajustes de acessórios da cela no cavalo) sempre que necessário, entre outros conceitos, levando em consideração à condição de saúde e funcionalidade do indivíduo.

Continue lendo
PARANÁ TEM O MELHOR DESEMPENHO DO PAÍS EM CAPTAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Foto: Dr. Michele Caputo Neto, ex-secretário estadual da Saúde

A última edição do Registro Brasileiro de Transplantes, divulgada nesta terça-feira (30), destacou o Paraná como o melhor Estado do país em captação de órgãos. No final do ano passado, na mesma publicação da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Paraná já ocupava o 1° lugar no indicador de desempenho no quesito transplantes.
De acordo com o ex-secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, os dados mostram a verdadeira revolução feita no setor durante nos últimos sete anos e que deu prioridade absoluta à área de transplantes. “Em 2011, pegamos o Estado no humilhante 9° lugar no ranking de doação de órgãos. Algo inadmissível para um Estado como o Paraná. 
Conforme o balanço divulgado nesta terça, o Paraná alcançou a taxa de 44,2 doações efetivas por milhão de habitantes. Um crescimento de 426% em relação ao índice de 2010, que foi de 8,4 doações/milhão de habitantes.
No período, entre janeiro e março/2018, o Paraná registrou 214 transplantes de córneas, 148 de rim - taxa de 52,3, a maior entre os estados, 83 de fígado, um de coração e um de pâncreas.
No Brasil, a doação de órgãos depende do consentimento da família, e é com isso que as comissões de doação de órgãos trabalham dentro dos hospitais. Após a detecção da morte encefálica no paciente, essas equipes são responsáveis pelo processo de acolhimento da família e também da oferta para a doação de órgãos do paciente.
CREFITO-8 PRESENTE A CERIMÔNIA DO REPASSE DE R$ 9,8 MILHÕES PARA O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA

Foto: A governadora Cida Borguetti ao lado do prefeito Rafael Greca, do deputado federal Luciano Ducci e o Secretário de Estado da Saúde Antonio Carlos F. Nardi


A governadora Cida Borguetti confirmou, nesta segunda-feira (04 de maio), o repasse de R$ 9,8 milhões para o Fundo Municipal de Saúde de Curitiba.   Os recursos serão  aplicados na compra de equipamentos para as 111 unidades básicas de saúde da capital, além da reforma de 14 e a construção de uma sede para a unidade de Umbará.   A verba também inclui a compra de medicamentos para a população. 
Foto: Dr. Cleverson Fragoso, Conselheiro do CREFITO-8 e gestor do Distrito Sanitário CIC 

O Dr. Cleverson Fragoso, Conselheiro do CREFITO-8 esteve presente  ao evento no salão de atos do Parque Barigui e contou com a presença dos secretários da Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, e de Curitiba, Marcia Huçulak. 
Participaram do evento o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o deputado federal Luciano Ducci, a deputada Estadual Maria Victória, a vereadora Maria Letícia, o ex-secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo, profissionais e gestores da saúde. 
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, os equipamentos já estão sendo entregues nas unidades, as reformas devem ser licitadas e feitas o mais rápido possível, e os recursos para a assistência farmacêutica entram na rotina do sistema para a compra de medicamentos. Ela destacou o apoio do Estado em todos os municípios, especialmente na capital.
Serão reformadas as unidades de saúde Abaeté (distrito Boa Vista), Fernando de Noronha (Boa Vista), Pilarzinho (Boa Vista), Santa Efigênia (Boa Vista), Tingui (Boa Vista), Vista Alegre (Boa Vista), Caiuá (CIC), Nossa Senhora da Luz (CIC), Dom Bosco (Tatuquara), Moradias da Ordem (Tatuquara), Pompeia (Tatuquara), Ipiranga (Pinheirinho), Vila Feliz (Pinheirinho), São Paulo (Cajuru).
MAIS UMA GRANDE VITÓRIA DO CREFITO-8: 30 HORAS SEMANAIS PARA OS PROFISSIONAIS DE FOZ DO IGUAÇU SÃO GARANTIDAS POR LEI

Profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Foz do Iguaçu comemoram a aprovação da lei que garante a jornada de trabalho de 30 horas para a categoria.


Em uma ação motivada desde 2016, o presidente e a assessoria jurídica do CREFITO-8,  estiveram em contato diversas vezes com os profissionais da região, para que o projeto que reduz de 40 para 30 horas da jornada de trabalho semanal dos profissionais de Foz do Iguaçu fosse, enfim, aprovada.  
Após longo percurso na justiça, os vereadores do município, por meio do substitutivo de autoria do prefeito Chico Brasileiro, amparado por decisão judicial, aprovaram a redução da jornada dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de 40 para 30 horas semanais. 
A vitória do CREFITO-8 no âmbito jurídico, foi acatada de forma unânime pelos vereadores do município de Foz do Iguaçu a exemplo de outros municípios paranaenses que estão em conformidade com a Lei 8.856. Parabéns a todos os profissionais por mais esta vitória!

 
Acompanhe o processo Eleitoral do CREFITO-8, Gestão 2018-2022

Acesse
Siga o CREFITO-8 no Instagram

@crefito8fisioterapia
CLASSIFICADOS

Os anúncios estão disponíveis no site do CREFITO-8 e passam por uma verificação de regularidade formal quanto ao preenchimento de requisitos internos de divulgação.
Confira o check list para que o seu anúncio seja publicado!
http://crefito8.org.br/class/

São vários canais de comunicação à sua disposição!
Denuncie irregularidades no exercício da Fisioterapia e da Terapia ocupacional.

Formas de denunciar:- Online (sem valor legal) - acesse aqui​ - Correio / pessoalmente (denúncia formal, com valor legal se feita com a identificação e assinatura do remetente) - acesse aqui​ para imprimir o formulário​.

Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse este link.
VW