Destaque
CREFITO-8 REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FISIOTERAPIA EM ACUPUNTURA

O evento organizado pelo CREFITO-8 será realizado dia 21/03 na Faculdade IBRATE, Rua Voluntários da Pátria, 215, Centro, às 18h30. A Audiência Pública sobre Fisioterapia na Acupuntura contará com a participação do Presidente do CREFITO-8, Dr. Abdo Zeghbi, da fisioterapeuta, acupunturista e Presidente da Sobrafisa, Dra. Sandra Silvério-Lopes, do fisioterapeuta acupunturista e advogado, Dr. Nelson Rosemann e do assessor jurídico do CREFITO-8, Dr. Ronnie Kohler. A Audiência Pública pretende elucidar todas as demandas sobre o tema da Acupuntura. Inscreva-se gratuitamente no portal do CREFITO-8
Ações do CREFITO-8 na defesa da Fisioterapia em Acupuntura 

1985 – Resolução nº 60, habilita o Fisioterapeuta a praticar a Acupuntura dentro dos princípios dos métodos e técnicas. 
1999 – Resolução nº 97, estabelece carga horaria mínima de 1200 horas para os cursos de Acupuntura, sendo que os docentes são obrigatoriamente registrados no sistema COFFITO/CREFITO’S. 
2000 – Resolução nº219, dispõe sobre o reconhecimento da Acupuntura como Especialidade do Fisioterapeuta. 
2010 – Início das provas de especialidades, COFFITO. 
2011 - Resolução COFFITO 393/2011, disciplina a especialidade profissional do fisioterapeuta no exercício da Acupuntura. 
2012 - CREFITO-8 se destaca na defesa contra o ATO MÉDICO. CREFITO-8 cria a AGENDA POSITIVA DA ACUPUNTURA (criação da Comissão de Acupuntura, serviços sociais à população em Curitiba, Foz do Iguaçú, Londrina, Cascavel e Maringá com grande repercussão na mídia). O CREFITO-8 publica a recomendação da CNS: a Acupuntura é Multiprofissional. 
2013- CREFITO-8 leva a Acupuntura à população na campanha contra LER e DORT. É publicada a Nota de Esclarecimento Crefito’s/COFFITO sobre a Fisioterapia na Acupuntura. 
2016- CREFITO-8 participa do VI Congresso Brasileiro de Acupuntura. CREFITO-8 realiza evento sobre a importância multidisciplinar da Acupuntura desde a sua origem. 
2018- O CREFITO-8 publica a nota A VERDADE SOBRE A PRÁTICA DA ACUPUNTURA com recorde de views nas redes sociais. 
Março, 2018- O CREFITO-8 promove a Audiência Pública sobre Fisioterapia em Acupuntura.
CREFITO-8 E A SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ LANÇAM A 1ª CAPACITAÇÃO DO MOVIMENTA PARANÁ NA REGIONAL DE PARANAGUÁ
 
O CREFITO-8 juntamente com a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, lançam, no dia 28 de março, a 1ª Capacitação do Movimenta Paraná na Regional de Paranaguá, para profissionais fisioterapeutas da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e da Região. Inscreva-se gratuitamente: http://portal.crefito8.org.br/evento/welcome
FISIOTERAPEUTA: VEJA O QUE VOCÊ PODE PRESCREVER
 
De acordo com a Instrução Normativa – IN Nº11, de 29 de setembro de 2016. A Diretoria Colegiada da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, instituiu a lista de medicamentos isentos de prescrição a qual inclui Antiacneicos e tópicos adstringentes, antibacterianos tópicos, anti-sépticos da pele e mucosas, antifúngicos, antimicóticos, cicatrizantes, analgésicos, antitérmicos e antipiréticos entre outros. Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional e Conselheira Efetiva do CREFITO-8, Dra. Naudimar Di Pietro Simões, a prescrição de medicamentos pelos fisioterapeutas deve ser entendida como um “meio” e não como um “fim” prevalecendo a prudência técnica e ética da profissão. Veja a relação completa dos medicamentos no site da Anvisa 
COMPETÊNCIAS DA FISIOTERAPIA SÃO RESGUARDADAS NA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE REGULAMENTA AS PROFISSÕES DE ESTETICISTA E COSMETÓLOGO
 
O CREFITO-8 informa que a Fisioterapia teve suas competências resguardadas no projeto que aprovou o reconhecimento dos esteticistas e cosmetólogos. Aprovado no dia 7 de março, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que regulamenta as profissões de esteticista e cosmetólogo ainda irá tramitar no senado e após terá que ser aprovado por meio de sansão presidencial. O projeto ratifica a necessidade de diploma de graduação em curso de nível superior às profissões de esteticista e cosmetólogo e deve observar a prescrição fisioterapêutica ou médica a ser apresentada pelo cliente, ou solicitá-la após a avaliação.

SUS OFERECE À POPULAÇÃO 10 NOVAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (Congrepics), no dia 12 de março, no Rio de Janeiro, o SUS informou que agora os pacientes poderão contar com 10 novas Práticas Integrativas e Complementares, ampliando para 29 o número de procedimentos disponíveis. As práticas integrativas estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios. Cerca de 5 milhões de usuários por ano participam das práticas. Entre as práticas recém incluídas estão:
Apiterapia: método que utiliza produtos de abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.
Aromaterapia: uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.
Bioenergética: compreensão do sofrimento/adoecimento adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos.
Constelação familiar: representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.
Cromoterapia: utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.
Geoterapia: uso da argila com água para aplicar ao corpo. Utilizada em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças, osteomusculares.
Hipnoterpia: conjunto de técnicas que induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.
Imposição de mãos: cura pela imposição das mãos próxima ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente.
Ozonioterapia: mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças.
Terapia de Florais: uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios e auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.

Fonte: Ministério da Saúde.

UMA REDE DE BENEFÍCIOS DO CREFITO-8 PARA VOCÊ

Em resposta aos pedidos de profissionais, o CREFITO-8 credenciou em 2017, por meio de Edital de Chamamento Público, empresas para oferecerem benefícios e descontos em produtos e serviços para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais registrados e com situação regular no Conselho.
Todo o processo de chamamento e credenciamento de empresas na Rede de Benefícios foi realizado com total transparência, com ampla divulgação ao chamamento de interessadas em fornecer benefícios nas áreas de saúde, educação e cultura. As propostas e documentos das empresas inscritas foram analisadas e as que atenderam aos requisitos do Edital de Chamamento Público foram credenciadas na Rede de benefícios por meio da assinatura de termo de credenciamento que coloca o CREFITO-8 apenas na condição de entidade de estabelecimento de critério de elegibilidade de benefícios fornecidos por empresas credenciadas.
Seguindo este exemplo, O CREFITO-8 pretende credenciar mais empresas interessadas por meio do lançamento de mais Editais de Chamamento Público.

Veja as vantagens oferecidas pelas empresas credenciadas: https://goo.gl/9449mT
CREFITO-8 - ESPAÇO DO PROFISSIONAL EM FASE DE
CONCLUSÃO


O projeto do CREFITO-8 – ESPAÇO DO PROFISSIONAL, é uma
realização da gestão 2014/2018, para assegurar aos profissionais
paranaenses um ambiente para câmaras técnicas, encontros
entre comissões, audiências públicas, eventos de parâmetros
técnicos e fiscalizatórios, espaço para associações e
especialidades. Acesse e assista ao vídeo com
evolução da obra: https://goo.gl/NSqUPC
SAIBA TUDO O QUE O SISTEMA COFFITO/CREFITO FAZ PELO FISIOTERAPEUTA

Você sabe mesmo o que o Conselho faz pelo profissional?
Reconhece especialidades;
Delimita áreas de atuação;
Normatiza metodologias técnicas com parâmetros assistenciais e éticos;
Representa você e sua profissão no Serviço Público (Prefeitura, Estado, União) representando a atividade profissional, visando maior inserção com cargos e concursos;
DEFENDE 30 HORAS DE JORNADA DE TRABALHO;
Atua na defesa do cumprimento das normativas relacionadas à prática profissional;
Atua na defesa do cumprimento dos 3 turnos na UTI e da presença do especialista;
Fiscaliza o exercício garantindo a presença do profissional em clínicas, hospitais e com técnicas, métodos e especialidades próprias;
Defende a sociedade em relação a prestação de serviços éticos e de qualidade;
Cria e fiscaliza o referencial de procedimentos dos profissionais;
Propõe e acompanha Projetos de Lei no Congresso que digam a respeito da profissão;
Garante as prerrogativas profissionais.

SAIBA O QUE O CONSELHO NÃO FAZ PELO PROFISSIONAL

Estabelecer piso salarial o que compete ao Sindicato;
Negociar valores (ainda assim, o Conselho tem participado de negociações com a APFisio e FENAFISIO com as Operadoras de Planos de Saúde, colocando o Referencial de Procedimentos mínimos fisioterapêuticos, assim como os Parâmetros Assistenciais.

CONTATOS:
SINDICATO DOS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO PARANÁ – SINFITO
Fone: 41 3027-2066
Email: sinfito@sinfito.org.br

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA – APFISIO
Email: apfisio@apfisio.org,  presidente@apfisio.org
Acompanhe o processo Eleitoral do CREFITO-8, Gestão 2018-2022

Acesse
Acompanhe no nosso site todos os eventos da Fisioterapia

Acesse
CREFITO-8 agora está no Instagram

Siga a gente em mais essa novidade!

@crefito8fisioterapia
CLASSIFICADOS

Os anúncios estão disponíveis no site do CREFITO-8 e passam por uma verificação de regularidade formal quanto ao preenchimento de requisitos internos de divulgação.
Confira o check list para que o seu anúncio seja publicado!
http://crefito8.org.br/class/

São vários canais de comunicação à sua disposição!
Denuncie irregularidades no exercício da Fisioterapia e da Terapia ocupacional.

Formas de denunciar:- Online (sem valor legal) - acesse aqui​ - Correio / pessoalmente (denúncia formal, com valor legal se feita com a identificação e assinatura do remetente) - acesse aqui​ para imprimir o formulário​.

Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse este link.
VW