Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CREFITO-8 CONVERSA COM ACADÊMICOS DA UNIANDRADE EM CURITIBA

Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 20h08 | Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 20h47 | Acessos: 354

Na foto: o fisioterapeuta, Dr. Eduardo Dutra, a professora Dra. Fernanda Brondani, 
a Dra. Vanessa Erthal, coordenadora do curso de Fisioterapia da Uniandrade
e acadêmicos do 1º período.

Ao ingressarem nas Instituições de Ensino Superior, os acadêmicos geralmente sabem muito pouco a respeito da profissão escolhida que, na maioria das vezes, o acompanhará para o resto da vida. É muito comum aos alunos do primeiro ano de um curso de graduação levantarem dúvidas sobre a profissão: como áreas de atuação, mercado de trabalho, especialidades, registros no conselho para atuação profissional, associações, sindicatos, entre outros.

Na qualidade de entidade de direito público, que exerce como funções a normatização e fiscalização do exercício das atividades de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no âmbito do Estado do Paraná, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado do Paraná – CREFITO-8, que considera fundamental contribuir com as Instituições de Ensino. Representando o Conselho, o fisioterapeuta Dr. Eduardo Dutra, ministrou palestra para o curso de Fisioterapia da Uniandrade em Curitiba. Na oportunidade, diversas questões foram elucidadas como ações promovidas pelo Conselho Regional e Federal, principalmente, sobre as prerrogativas da profissão.


RAIO X DO CREFITO-8: TEMAS ABORDADOS


Entre os temas abordados na palestra, o Dr. Eduardo Dutra, iniciou a apresentação falando sobre a Lei nº 938 de 13 de Outubro de 1969 que cria as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, bem como a criação do sistema de autarquias COFFITO/CREFITO’s por meio da Lei nº 6.316 de 17 de dezembro de 1975.
Os acadêmicos do início do curso de Fisioterapia da Uniandrade também tiveram a oportunidade de entender que cabe ao CREFITO-8 garantir atendimento por profissional legalmente habilitado ao exercício da profissão.
Os profissionais podem usufruir de informações sobre oferta de
emprego, distribuição geográfica dos profissionais no Estado do Paraná, calendário de eventos específicos da área, pareceres técnicos da competência profissional, encaminhamento de mala direta e espaço para divulgação no site.
A apresentação também citou as Subsedes do CREFITO-8 em Londrina, Cascavel e Maringá, além, da Sede em Curitiba.
Foi uma oportunidade para mostrar aos futuros profissionais o ESPAÇO DO PROFISSIONAL. Um projeto desenvolvido pelo CREFITO-8, que será inaugurado em 2018, com uma infraestrutura, especialmente adequada, para as realizações de câmaras técnicas, encontros entre comissões de especialidades, audiências públicas e eventos de parâmetros técnicos e fiscalizatórios nas áreas de atuação e das prerrogativas da profissão e dos profissionais, com biblioteca e sala multimídia.
Outro ponto importante, foi abordar as funções das associações de classe (órgãos de cunho científico) e o sindicato o qual defende os direitos trabalhistas da categoria e interesses sob determinada jurisdição. Dando prosseguimento a exposição, os acadêmicos tiveram a oportunidade de entender como é composto o organograma do Conselho, gestão 2014/2018, que tem como Presidente o Dr. Abdo Zeghbi, Vice-Presidente Ruy Moreira da Costa Filho, Diretora- Secretária Dra. Maria Luiza Vautier Teixeira, Diretor- Tesoureiro Dr. Renato Nickel e demais conselheiros efetivos e suplentes.
Os acadêmicos entenderam a importância da CAFITO que é a Comissão Acadêmica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do CREFITO-8, criada em 2012, com o objetivo de inserir os acadêmicos na Regional Paraná na organização e promoção de ações técnicas, culturais e sociais para contribuir para a formação do graduando nas questões que envolvem a profissão.
Por fim, foram abordados os temas relacionados às questões éticas como não utilizar nomenclaturas genéricas, publicidades incompatíveis com a profissão, vestimenta adequada, RNPF – Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e demais temas relacionados à Campanha de Valorização do Ato Profissional.

O CREFITO-8 agradece o convite da Professora Dra. Fernanda Brondani, da Dra. Vanessa Erthal, coordenadora do curso de Fisioterapia da Uniandrade e dos acadêmicos do primeiro período do curso de Fisioterapia da Uniandrade.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página