Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia Internacional da Síndrome de Down

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 18h16 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 11h20 | Acessos: 43

 

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, com o objetivo de contribuir para conscientização da população e para formar cidadãos com síndrome de Down auto-determinados, produtivos, incluídos na sociedade, com melhor qualidade de vida.

A data foi escolhida porque se escreve 21/3 (ou 3/21), o que faz alusão aos 3 cromossomos número 21. que as pessoas com síndrome de Down carregam. A ideia do dia partiu do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, e foi defendida em 2005 no Congresso Internacional de Síndrome de Down em Mallorca, na Espanha. A primeira comemoração da data foi em 2006.

A Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, um plano global de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, promete que “Não deixe ninguém para trás”.

A realidade hoje é que as atitudes negativas predominantes, as baixas expectativas, a discriminação e a exclusão garantem que as pessoas com síndrome de Down sejam deixadas para trás.

No Dia Internacional da Síndrome de Down, quinta-feira, 21 de março de 2019, convocamos todas as pessoas com síndrome de Down a dizer ao mundo que “Não deixe ninguém para trás”!

Fonte: Federação Nacional de Associações Brasileiras de Síndrome de Down (FBASD)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página