Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nova orientação para máscaras caseiras

Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 20h28 | Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2020, 19h34 | Acessos: 137

Informações atualizadas a respeito das máscaras de tecido, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)

As máscaras devem ser usadas como parte de uma estratégia abrangente de medidas para suprimir a transmissão do coronavírus e salvar vidas. O uso somente delas, sem outras ações, é insuficiente para fornecer um nível adequado de proteção contra a COVID-19. Também é importante manter uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas, higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e evitar tocar no rosto (boca, nariz e olhos) e na máscara.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As máscaras cirúrgicas podem proteger as pessoas que a usam de serem infectadas e impedir que aqueles que apresentam sintomas espalhem o vírus. A OMS recomenda que os seguintes grupos usem máscaras cirúrgicas: trabalhadores de saúde; pessoas com sintomas sugestivos de COVID-19 (incluindo pessoas com sintomas leves), pessoas que cuidam de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 fora das unidades de saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Também são recomendadas para os seguintes grupos de risco, quando estão em áreas de transmissão generalizada e não podem garantir uma distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas: pessoas com 60 anos ou mais, pessoas de qualquer idade com comorbidades de base, como doença cardiovascular ou diabetes, doença pulmonar crônica, câncer, doença cerebrovascular e imunossupressão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já as máscaras de tecido  devem seguir as seguintes recomendações para serem confeccionadas, incluindo três camadas: 1) uma camada mais interna feita de material hidrofílico (por ex., algodão ou misturas de algodão); 2) uma camada intermediária hidrofóbica feita de material sintético não tecido, como polipropileno, ou uma camada de algodão, para melhorar a filtração ou reter gotículas; 3) uma camada mais externa feita de material hidrofóbico (por ex., polipropileno, poliéster ou misturas desses materiais), para limitar a contaminação externa por penetração até o nariz e a boca do usuário. Certifique-se de construir ou comprar uma máscara que permita respirar enquanto fala e caminha rapidamente.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página