Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Setembro Amarelo

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 12h30 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 12h46 | Acessos: 48

Promover a vida, prevenindo o suicídio, é o objetivo da campanha “Setembro Amarelo”. Ela busca diminuir os números de suicídios através da conscientização da população e fomento do diálogo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o suicídio tem se posicionado como uma das principais causas de morte de adultos jovens na faixa etária entre 15 e 34 anos. Sabe-se que, aproximadamente, um milhão de pessoas, incluindo todas as faixas etárias, efetivam o suicídio e entre 10 e 20 milhões de pessoas tentam se suicidar anualmente, em todo o mundo.

A identificação precoce das limitações do cliente, pode permitir o direcionamento adequado para a formulação de estratégias de intervenção no cotidiano do sujeito, focando na prevenção. Levantar dados específicos a fim de se construir um mapeamento do cotidiano, identificando os fatores, sinais, comunicações e situações que antecedem o ato suicida, favorece, em primeiro lugar, a compreensão deste fenômeno, bem como o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a prevenção do suicídio. A Terapia Ocupacional assume papel de extrema importância neste tema, pois auxilia o indivíduo na ressignificação de seu cotidiano, buscando minimizar o sofrimento psíquico, potencializando elos de ligação com a família e a comunidade, através das atividades.

O atendimento com terapeuta ocupacional pode ser encontrado na rede de atenção psico social do município, através dos centros de atenção psicossocial (CAPS) e na rede privada. Em virtude da pandemia, o CREFITO 8 tem disponibilizado também, teleatendimento de terapeutas ocupacionais através do telefone 0800 645 2009.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página