Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Santo Antônio da Platina e Telêmaco Borba receberam Capacitação sobre Manejo de Pacientes com COVID-19 em UTI’s

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 12h40 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 16h57 | Acessos: 83

Mais duas etapas da capacitação, promovida pela Sesa-PR em parceria com o Crefito8, Coren-PR e CRM-PR, para equipes hospitalares no Manejo do Paciente com SRAG por Covid-19, foram concluídas nos dias 14 e 21 de agosto, em Santo Antônio da Platina e Telêmaco Borba, respectivamente.

Os treinamentos tiveram início com a abordagem teórica sobre epidemiologia da doença e dados sobre sua realidade no Paraná. Em seguida houve uma explicação sobre a fisiopatologia e sua evolução até o momento da decisão da intubação e como fazê-lo em pacientes com Covid-19 em estado grave. Também foi falado sobre paramentação e desparamentação, EPI's necessários, uso e tipos de filtros e suas trocas.

A Fisioterapeuta Dra. Vivian Bifon, representante do CREFITO-8, explicou sobre a ventilação mecânica e o uso do SAF, até a realização do TRE, o desmame ventilatório e a recomendação sobre ventilação não invasiva e oxigenioterapia. Também foi feita a demonstração de uma técnica para realizar a pronação e cuidados para evitar lesões, feridas e deformidades. Por fim, a Dra. Vivian falou sobre a evolução do paciente para uma Polineuropatia do Paciente Crítico e a importância do fisioterapeuta, não apenas na reabilitação pulmonar, mas na preservação e recuperação motora do paciente, desde mobilização passiva com o paciente ainda sedado até o treino de marcha, para uma alta de qualidade, possibilitando ao paciente realizar todas as suas atividades de vida e laboral diária.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página