Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Guarapuava recebe Capacitação sobre Manejo de Pacientes com COVID-19 em UTI's

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h13 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h13 | Acessos: 53

Foi realizada, no dia 25 de setembro, nova etapa da capitação promovida pela SESA-PR, em parceria com o CREFITO-8, SOTIPA, CRM-PR, AMP, COREN-PR e ABEN-PR, no Hospital Regional de Guarapuava.

O treinamento abordou a epidemiologia da doença no Paraná, Brasil e no mundo, a fisiopatologia do COVID-19 e sua evolução até o momento da intubação, paramentação, desparamentação, EPI's utilizados, tipos de filtros e suas respectivas funções e trocas.

Finalizando a parte teórica, a fisioterapeuta, Dra. Letícia Rocha, representante do CREFITO-8, explicou sobre o fenótipo pulmonar no COVID-19 e suas complicações, o uso da ventilação mecânica e os parâmetros recomendados, a eficácia da posição prona conforme estudos atualizados, bem como o desmame ventilatório e a recomendação sobre a ventilação mecânica não invasiva e o uso da oxigenoterapia.

Por fim, foi realizado um treinamento prático demonstrando a forma de paramentação e desparamentação e também a posição prona. Ainda, a Dra. Letícia abordou a evolução do paciente para uma Polineuropatia do Paciente Crítico, enfatizando não só a fisioterapia respiratória como a importância da fisioterapia motora, mesmo com os pacientes sedados, até o treino de marcha, para uma alta com qualidade, permitindo que esse paciente volte a realizar todas as atividades de vida diária.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página