Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CREFITO-8 realiza I Fórum Paranaense de Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde - CIF

  • Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 12h40
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 11h27


Fórum representa primeiro passo ao fortalecimento da prática no estado do Paraná

Dia 11 de novembro, o CREFITO-8 promoveu o I Fórum Paranaense de Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde - CIF com o objetivo de divulgar a sua importância, formas de utilização e implementação.
O presidente do CREFITO-8, Dr. Abdo Zeghbi realizou a abertura do evento, apresentando o Fórum como o primeiro passo rumo ao fortalecimento da implementação da CIF no estado do Paraná. A disseminação da prática será feita por meio de discussões e palestras de uma Câmara Técnica e a apresentação de um projeto piloto para os cursos de Fisioterapia, para que cada curso, de acordo com as suas possibilidades, características e projeto pedagógico, possam aderir a CIF.
Palestraram fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais com vasto conhecimento e representatividade no âmbito da CIF no Brasil, abordando os seguintes temas:
O uso pedagógico da CIF, ministrante Dr. Pedro Cesar Beraldo; O conceito CIF e sua operacionalização, ministrante Dra. Auristela Duarte de Lima Moser; Ligação de Instrumentos com a CIF, ministrantes Dras. Rafaella Stradiotto Bernardelli e Karollen Osvald Scharan; Aplicação de Core Sets da CIF, ministrante Dr. João Ruaro; Utilização da CIF no desenvolvimento infantil, ministrante Dra. Bruna Yamaguchi; Relação dos modelos teóricos da Terapia Ocupacional com a CIF e aplicação da COPM, ministrante Dr. Renato Nickel; WHODAS 2.0 e a Atenção Primária em Saúde: Reflexões e apontamentos no uso da versão brasileira, ministrante Dra. Estenifer Marques Balco; Avaliação, monitoramento e controle de indicadores de funcionalidade, ministrante Dr. Eduardo Santana de Araújo.
Nossos especiais agradecimentos a todos os participantes, ao Dr. Pedro Cesar Beraldo coordenador do Curso de Fisioterapia da PUCPR por sediar o evento, a presença dos Drs. Luiz Fernando de Oliveira Moderno, representante do CREFITO-3 e Carlos Dacheux do Nascimento Neto, representante do CREFITO-10, a Alergan Botox Terapêutico e aos demais colaboradores da organização: Drs. Cleverson Fragoso e Claudia Schneck de Jesus.

Fim do conteúdo da página