Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

11 de abril - Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 11h34 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2019, 12h18

CREFITO-8 DESTACA A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL NO DIA NACIONAL DO PARKINSONIANO

A Fisioterapia tem um importante papel para o tratamento do mal de Parkinson. A intervenção do fisioterapeuta no tratamento desta doença tem como objetivo a melhora física geral das atividades da vida diária de forma independente para maior qualidade de vida dos pacientes. A Fisioterapia é responsável por reduzir as limitações funcionais caudadas pela rigidez, lentidão dos movimentos e alterações posturais, aumenta as amplitudes do movimento e previne contraturas e deformidades, melhora o equilíbrio, marcha e coordenação, aumenta a capacidade pulmonar e resistência física geral, previne quedas e incentiva o auto-cuidado.

As intervenções dos terapeutas ocupacionais também objetivam reduzir as perdas funcionais e, quadros de dependência e utiliza dispositivos tecnológicos, mudanças ambientais e técnicas adaptadas. Os objetivos compreendem minimizar os sintomas, promover o treino motor e destreza, resgatar e potencializar capacidades remanescentes, melhorar o desempenho nas atividades cotidianas e a independência e a qualidade de vida.

A atuação dos profissionais da fisioterapia e da terapia ocupacional junto aos cuidadores e familiares é fundamental para minimizar impactos decorrentes da progressão da doença, preservar a independência e a autonomia dos pacientes e uma vida com significado.

Fontes: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/76385/80095
http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14053

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página