Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota de Esclarecimento "Dry Needling"

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 14h49 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 19h25

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região (CREFITO-8), vem a público esclarecer os profissionais e à sociedade sobre a sentença que anulou o Acórdão-COFFITO nº 481/2016. Este acórdão regula a técnica do agulhamento a seco ou “Dry Needling” como recurso da Fisioterapia.
Tendo em vista as prerrogativas da fisioterapia, a relevância do uso do agulhamento a seco no escopo profissional do fisioterapeuta bem como a autonomia profissional do fisioterapeuta, este Conselho lamenta a sentença proferida e apoia o uso da técnica pelo fisioterapeuta.
É importante ressaltarmos que é a SOCIEDADE quem legitima as profissões e portanto, é nossa obrigação esclarecer a TODOS, sejam eles fisioterapeutas, profissionais da área da saúde ou população em geral, que o Fisioterapeuta tem CAPACITAÇÃO e HABILIDADE para PREVENIR, PROMOVER e CUIDAR DA SAÚDE HUMANA, e que o agulhamento a seco pode ser um recurso importante nestes processos. Recursos e técnicas podem ser comuns a diversos profissionais, mas o escopo da profissão é único e a identidade do fisioterapeuta é cuidar da saúde funcional do indivíduo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página