Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CREFITO-8 participa de eventos em comemoração aos 50 anos da Fisioterapia no Brasil

  • Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 17h19
  • Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 11h06

Durante o mês de outubro o CREFITO-8 participou de eventos em comemoração aos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Confira!

Em comemoração aos 50 anos da profissão, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão realizou, no dia 16 de outubro, o I Simpósio de Fisioterapia – SIMFISIO, onde foram ministrados minicursos e palestras, unindo a teoria à prática.
Os temas abordados nos minicursos, realizados durante a tarde, foram o “Uso da Mobilização Neural na Reabilitação Fisioterapêutica” e “Atuação do Fisioterapeuta no Primeiro Atendimento ao Trauma no Esporte.
Já as palestras foram realizadas à noite, no anfiteatro do campus. A abertura foi feita pelo Dr. Guilherme Alvarenga, Conselheiro do CREFITO-8, que também falou sobre o histórico da profissão e as perspectivas para a área. Em seguida, a atividade discutiu a reabilitação do paciente em ambiente hospitalar; a importância do Fisioterapeuta na uroginecologia; e atuação do Fisioterapeuta na área de perícia.

Dr. Guilherme Alvarenga, na abertura do I Simpósio de Fisioterapia – SIMFISIO do Centro Universitário 
Integrado de Campo Mourão Fonte: blog do Grupo Integrado

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia do Integrado, professora Tiara Romeiro Lopes, o SIMFISIO atingiu seu objetivo. “O público ficou super atento durante toda a noite e os palestrantes compartilharam suas experiências e motivaram os universitários em relação a diversas especialidades da Fisioterapia [...] Pretendemos manter sempre o contato com o Conselho Regional para trazermos mais novidades da profissão”, adianta Tiara. 

No mesmo dia, a Dra. Patricia Rossafa Branco participou da abertura da X Semana da Fisioterapia da Unifacear, que teve como tema “os 50 anos da Fisioterapia no Brasil e os 10 anos da Fisioterapia Unifacear”.

Dra. Patricia Rossafa Branco, Presidente do CREFITO-8, durante a X Semana Acadêmica da Unifacear . 
Fonte: Instagram Unifacear

 Durante os três dias de evento, foram ministrados minicursos de bandagem, pilates, primeiros socorros, dermatofuncional e fisioterapia pélvica. As palestras abordaram temas como “Tecnologia em próteses de MMI”; “Empreendedorismo e a Fisioterapia” e “Fisioterapia nas unidades de terapia intensiva”.
No dia 18 de outubro foi realizado o I Fórum de Fisioterapia da UNIFAMMA, um evento científico que buscou abordar temáticas de interesse na formação do profissional em fisioterapia. Na ocasião, a Dra. Patrícia Rossafa Branco ministrou a palestra “50 anos de Fisioterapia no Brasil: realidade do Paraná”.

Dra. Patricia Rossafa Branco, Presidente do CREFITO-8, durante o I Fórum de Fisioterapia da UNIFAMMA

Ainda dentro das comemorações, a Universidade Positivo sediou, nos dias 22 e 23 de outubro, a VI Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UP. O evento celebrava, além dos 50 anos da profissão, os 20 anos do curso de fisioterapia da universidade. Com a temática “Saúde funcional, Bem-estar, Inovação e Tecnologia em Fisioterapia”, o evento, organizado pelo Centro Acadêmico Walquíria Garcia Zonta, promoveu palestras, mesas redondas, workshops, apresentação de trabalhos e uma retrospectiva dos últimos 50 anos da fisioterapia. Durante as atividades do dia 22, a Dra. Patricia Rossafa ministrou a palestra “Preservação das relações humanísticas”.

Dra. Patricia Rossafa Branco, Presidente do Crefito-8, junto ao Dr. Roberto Mattar Cepeda, Presidente 
do Coffito, à Dra. Rúbia Márcia Benatti, Diretora Tesoureira do Crefito-8, e acadêmicos de Fisioterapia, durante a Semana Acadêmica da Universidade Positivo

 

 Por fim, no dia 26 de outubro, o CREFITO-8 sediou a I Jornada Acadêmica de Fisioterapia da FAPAR, também em comemoração aos 50 anos da Fisioterapia. Dentre as palestras ministradas foram abordados temas como a Fisioterapia na Terapia Intensiva, Fisioterapia Dermatofuncional e Fisioterapia Desportiva.

O CREFITO-8 agradece às Instituições de Ensino pelo convite e as parabeniza pelos eventos realizados.

Fim do conteúdo da página