Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conhecimento ao alcance de todos: Webinar de imersão em ultrassonografia na Fisioterapia foi um grande sucesso!

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 13h10 | Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 20h40

Após todos os contratempos enfrentados, o Webinar “o conhecimento está AO ALCANCE DE TODOS - uma imersão em ultrassonografia na Fisioterapia” foi realizado com êxito no último dia 27 de junho. Entenda: 

A empresa Mindray Brasil, do ramo de equipamentos médicos, havia programado e divulgado a realização do Webinar: Conhecimento ao alcance de todos – Módulo para Fisioterapia, voltado ao uso de ultrassom, para o dia 13 de junho. No entanto, contrariando o próprio nome dado ao webinar, o evento fora cancelado alguns dias antes devido à -  segundo nota divulgada pela própria empresa – reavaliação da programação com base em ponderações recebidas de parceiros relevantes, em especial a comunidade médica. A Lei do Ato Médico também foi citada na nota.  

Em resposta, o CREFITO-8 emitiu uma nota de repúdio à posição adotada pela empresa, posição esta que macula o exercício da profissão de Fisioterapia, na medida em que, sem qualquer amparo legal, aceita informações frágeis e restringe a aplicabilidade de um exame amplamente adotado pelo Fisioterapeuta, que é o de Ultrassonografia, somente para os Médicos. 

A Ultrassonografia nunca foi e não é ato privativo da Medicina. É utilizada pelo Fisioterapeuta como ferramenta para diagnóstico fisioterapêutico, avaliação funcional, cinético-funcional e morfológica muscular, pulmonar e de órgãos e sistemas, sempre no sentido de elucidar o diagnóstico e o prognóstico fisioterapêutico. 

Não intimidados, o CREFITO-8, em parceria com a AFB, COFFITO, AFERJ, SINFITO-RJ, CREFITO-2, CREFITO-3, CREFITO-4, CREFITO-6, CREFITO-9, CREFITO-12, CREFITO-15, CREFITO-16, CREFITO-17 e CREFITO-18, promoveram seu próprio curso, de alta relevância científica, com expoentes da fisioterapia,  temática ampliada, totalmente on-line e gratuito, destinado aos profissionais e acadêmicos de Fisioterapia de todo o Brasil. 

Com carga horária de 4 horas e meia e 470 participantes, o evento abordou a ultrassonografia cinesiológica na avaliação pulmonar do paciente com COVID-19, a avaliação ultrassonográfica cinesiológica diafragmática e musculoesquelética, o uso da ultrassonografia cinesiológica para avaliação funcional do assoalho pélvico feminino e recurso de biofeedback e a avaliação da conectividade fascial entre os diversos sistemas – uma abordagem ultrassonográfica. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página