Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Operação Salvando Vidas: Uma iniciativa do CREFITO-8

  • Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 13h27
  • Última atualização em Terça, 28 de Julho de 2020, 13h44

Em decorrência da pandemia de Coronavírus, em março deste ano o CREFITO-8 deu início à Operação Salvando Vidas, onde voluntários foram recrutados para realizar visitas a hospitais para verificar sua regularidade em diversos aspectos, como a presença de fisioterapeutas por 18 horas/dia nas UTIs, a designação de um fisioterapeuta responsável pela UTI, disponibilidade de EPI’s (máscaras, luvas, aventais, óculos) e treinamento dos fisioterapeutas para enfrentamento da COVID-19.

Em uma segunda etapa da operação, as Secretarias de Saúde dos municípios do Paraná foram contatadas para prestarem esclarecimentos sobre a atuação dos fisioterapeutas frente à pandemia.

Ao todo, os fiscais voluntários fiscalizaram 188 hospitais em todo o estado do Paraná, além de outros 11 hospitais com maternidade fiscalizados em Curitiba. Destes, 82 foram oficiados por apresentarem alguma irregularidade, sendo que a maioria não tinha fisioterapeutas disponíveis por 18 horas nas UTIs – lembrando que o Projeto de Lei para permanência de fisioterapeutas por 24 horas nas UTIs ainda está aguardando apreciação pelo Senado Federa, tendo sido aprovado na Câmara dos Deputados em junho deste ano.

 

Fim do conteúdo da página