Fechar

O Departamento de Fiscalização – DEFIS – é o setor responsável em realizar as orientações e fiscalizações do exercício profissional e apurar as denúncias recebidas, podendo as constatações averiguadas servir de subsídio para abertura de processo ético.

A fiscalização é a função primordial do Conselho e tem por objetivo assegurar que o serviço prestado por fisioterapeuta e terapeuta ocupacional obedeça a parâmetros legais éticos e deontológicos mínimos e garantam um atendimento eficaz e de qualidade ao usuário, assim como garantir que esses profissionais estejam regularmente registrados no CREFITO-8.

As fiscalizações podem ser proativas ou reativas, com base na Legislação do Sistema COFFITO-CREFITO's e demais Leis aplicáveis.

O DEFIS do CREFITO-8 é composto atualmente por 1 assistente administrativo (responsável pelo acompanhamento de prazos e demandas do setor), por 6 fiscais fisioterapeutas e 2 fiscais terapeutas ocupacionais. Distribuídos tanto na Sede em Curitiba quanto nas Subsedes de Cascavel, Londrina e Maringá, os fiscais são responsáveis por diligências em todo o Paraná; conforme divisão apresentada no mapa abaixo: 

 

Além da rotina de fiscalização exercida pelos fiscais, o Departamento contará com auxílio de delegados regularmente nomeados.